NPD Aracaju realiza encontro ‘O Audiovisual Sergipano e o Folclore'

Cultura
21/08/2009 16h08

Dentro das comemorações alusivas do Dia do Folclore, o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira/Rede Olhar Brasil (NPD Aracaju) promove nesta sexta-feira, 21, às 19h, o encontro ‘O Audiovisual Sergipano e o Folclore'. A programação inclui a formação de uma mesa-redonda para a discussão do tema e a exibição dos curtas de animação ‘As aventuras de Seu Euclides - Parafusos', e o recém-lançado ‘As aventuras de Seu Euclides - Chegança', ambos do diretor Marcelo Roque Belarmino.  

Inicialmente haverá a exibição dos curtas. Logo depois será aberta a mesa redonda com o intuito de refletir sobre conceitos que fundamentam a relação entre o audiovisual e o folclore. Farão parte da mesa a professora doutora Mirian Tavares, da Universidade do Algarve, em Portugal, e Augusto Barreto, diretor do grupo teatral Mamulengo de Cheiroso, além do diretor das animações apresentadas na noite, Marcelo Roque.

O primeiro curta-metragem foca o surgimento do ‘Parafusos', grupo folclórico surgido na cidade de Lagarto, no qual vários homens brincam enfileirados e, ao rodopiar, assemelham-se a parafusos. O segundo aborda a ‘Chegança', auto popular referente ao ciclo natalino, que representa a luta entre cristãos e mouros em meados do século XVI. O evento será realizado no NPDOV e é aberto ao público em geral.

O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira integra a Rede Olhar Brasil e é uma parceria da Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju). Frequentemente o NPD Aracaju promove cursos e oficinas a fim de apoiar a produção e a inclusão digital, e assim estimular a qualificação de profissionais da área. O núcleo fica na rua Lagarto nº 2161, bairro São José. Mais informações podem ser obtidas através do telefone: (79) 3211-1505.